Pular para o conteúdo principal

Convivência: um Exercício de Valores

 “Convivência: um Exercício de Valores”.

  

Em 2013, a Escola Municipal Luiz Delfino foi escolhida para fazer parte do Primário Carioca, tendo em sua constituição o 6º Ano Experimental.

Assim, a equipe pedagógica, por sentir a necessidade de trabalhar com questões ligadas a relações interpessoais, decidiu organizar suas ações políticas e pedagógicas, em torno do eixo “Convivência: um Exercício de Valores”.
Essas ações foram de encontro ao Projeto do Comitê Olímpico Brasileiro, que selecionou a unidade escolar para participar do projeto “Ensinando Valores Olímpicos”, abordando os valores olímpicos e paraolímpicos – coragem, determinação, inspiração e igualdade. Valores estes que já estavam incluídos no Projeto Político e Pedagógico da escola para 2013.

No dia 30 de novembro a escola realizou a culminância do Projeto “Ensinando Valores Olímpicos: Conceitos e Atividades para a Educação Olímpica”, que integrou arte, cultura e jogos.

O evento começou com a execução do Hino Nacional e do Hino da Unidade Escolar para demonstrar a importância do amor e do respeito pela nação e pela escola.

Após a execução dos hinos, houve a apresentação de uma performance “Futebol e Baile Funk”, do MC Baixinho, com o objetivo de conhecer a cultura dos alunos e priorizando o ensino do respeito e da compreensão das diferenças culturais.

A professora de Educação Física fez uma demonstração da adaptação do Rugby, o tag-rugby, promovendo o conhecimento e despertando o interesse de outra modalidade esportiva, o que tornou as aulas mais ricas.

Demonstração do tag-rugby feito pelo 5º Ano com a mediação da professora de Educação Física.

Em seguida, os pais foram encaminhados a participar das oficinas desenvolvidas pelas professoras do 4º e 6º ano: varal de poesias e alimentação saudável, envolvendo alunos e responsáveis no desenvolvimento do projeto e estimulando-os em atividades de escrita e de criação, tanto individual, quanto coletiva.
Trabalho envolvendo alimentação saudável com a participação dos alunos do 6º ano e dos responsáveis da unidade escolar no preparo de uma salada de frutas.

Montagem do varal de poesias pelo 4º ano. As poesias foram escritas envolvendo valores olímpicos.

Ainda durante a culminância do projeto, responsáveis e alunos, puderam assistir ao vídeo “Show de Talentos”, produzido pelo 5º ano, cuja proposta foi despertar a aprendizagem coletiva, a cooperação, o uso positivo e criativo da imaginação. A fim de ajudar aos educandos a desenvolverem novas atitudes, maneiras de pensar sobre si e sobre os outros. Os trabalhos de pesquisa sobre a origem dos Jogos Olímpicos, seus símbolos e cerimônias desenvolvidos pela sala de leitura, foram expostos nos murais no dia da culminância do projeto.

Pesquisa realizada pelo 6º ano sobre a origem dos Jogos Olímpicos em parceria com a Sala de Leitura.

É importante destacar o projeto "Gentileza", realizado pela professora de Artes que seguiu os ensinamentos e a estética de José Datrino, o “Profeta Gentileza”. Construindo coletivamente estandartes com elementos das culturas indígena e africana, assim como, a releitura das mandalas, de Beatriz Milhazes, nos convidando a um mergulho na diversidade cultural do nosso país.
Árvore de Natal confeccionada com o 4º ano a partir das bandeiras dos países que já sediaram os Jogos Olímpicos.

A Escola Municipal Luiz Delfino encerra sua participação em 2013 com a certeza de que foi plantado nos corações de alunos e dos responsáveis valores que farão deles cidadãos melhores e, consequentemente, em um país e mundo também melhores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO