Pular para o conteúdo principal

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!

       A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais?



Antes e depois


“Era uma vez... um pouquinho de nossa história”

         Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecimentos de português e matemática.
              Oficialmente, a inauguração da Escola se deu a 09 de maio de 1863, embora já funcionasse desde 1861.
          Em 1922 foram dados nomes de personalidades a várias Escolas Públicas, e à nossa coube o do Poeta romântico, Médico e Senador Luiz Delfino.
              Em 1937 a escola sofreu uma reforma e provavelmente nesta data a documentação existente se perdeu. Ao assumir a direção, a professora Graziela Cazelli da Costa nada encontrou nos arquivos. Resgatou a História desta escola, pesquisando sua origem e registrando com enorme dedicação os fatos. Agradecemos a Dona Graziela podermos passar às gerações futuras, alunos professores e funcionários, seu maior patrimônio: a história desta escola, nascida no contexto histórico colonial, onde um escravo liberto, consciente da importância da leitura e do conhecimento como instrumentos de libertação, se preocupou em ensinar as crianças que viviam nas proximidades.
       Outro registro curioso da Escola descreve seu antigo jardim, antes repleto de árvores frutíferas, por onde passeava a Poetisa chilena Gabriela Mistral, Prêmio Nobel de Literatura, que nele plantou um Bacuri Cheiroso.  Hoje, infelizmente, pouco nos resta dessa bucólica paisagem, apenas imaginada, mas que fica como um sonho a perseguir e a nos alertar sobre os cuidados necessários com nosso meio ambiente.
-Retirado do Projeto Político Pedagógico de 2012(Escrito por Ângela H. da Fonseca - Atual Diretora-Adjunta)

Para complementar a história, em 1885, a escola foi entregue à Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Gávea, passando a ser chamar "Escola de Nossa Senhora da Conceição". Para promover sua administração, a Irmandade recebia subvenções do Governo Imperial. Posteriormente, já no inicio do Século XX, a escola passou a ser chamada de "4ª Escola Mista do Distrito Federal". A partir de 1922, recebeu o nome de "Luiz Delfino", em homenagem ao médico e poeta catarinense.
-Texto retirado da Cartilha do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro, Escolas do Imperador.



Sejam bem-vindo!!!!

 2014

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO