O dia, 14 de Abril de 2014, marcou a nossa escola com a visita de Fernanda Correira Dias(neta da ilustre Cecília Meireles). Ela contou um pouco da história de seus avós e o que eles faziam trazendo fotos e edições de livros.
Os alunos ficaram muito empolgados com as falas da Fernanda e encantados com as imagens da Cecília e de suas publicações. A neta da Cecília levou uma dinâmica para se trabalhar o olhar interior e motivar às crianças a pensarem no que vão ser quando crescer!!! Foi muito legal, pois ela falou sobre sucesso, sonho e dedicação para se construir uma vida boa e melhor. A Fernanda, também, nos mostrou como criar e desenhar a nossa estrela que temos dentro de nós. Para isso, ela pegou uma tira de papel e deu um nó, sim um nó, e depois criou-se um pentagrama que a parti dele desenhou a estrela de cinco pontas que temos dentro de nós!!
Comentou sobre um livro clássico da Cecília Meireles, "Ou isto Ou aquilo", que data de 1987 e contou-nos uma história.
Após à leitura os alunos foram convidados à formarem a palavra Formiga o que deixou o nosso encontro muito mais divertido!!! Veja o que conseguimos:
Em seguida foi a nossa vez de encantar a convidada ! Os alunos fizeram um pequeno recital, recitando nada mais nada menos que Cecília Meireles, também do livro "OU isto Ou aquilo"
No fim os alunos puderam ter um contato mais descontraído com a Fernanda Dias e as alunas pediram seu autografo e a Fernanda deu-lhes uma mensagem linda!!
Um encontro muito especial em que alunos e professores sentiram uma leveza ao compartilhar experiências também apresentamos o funk dos tamanquinhos, inspirado no poema " A canção dos tamanquinhos" e foi hilário:
A CANÇÃO DOS TAMANQUINHOS
Troc… troc… troc… troc…
ligeirinhos, ligeirinhos,
troc… troc… troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
Madrugada. Troc… troc…
pelas portas dos vizinhos
vão batendo, Troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
Chove. Troc… troc… troc…
no silêncio dos caminhos
alagados, troc… troc…
vão cantando os tamanquinhos…
E até mesmo, troc… troc…
os que têm sedas e arminhos,
sonham, troc… troc… troc…
com seu par de tamanquinhos…
Cecília Meireles
Agradecemos muito pela sua presença Fernanda Correia Dias
Comentários
Postar um comentário