Pular para o conteúdo principal

Uma visita encantadora


       



    O dia, 14 de Abril de 2014, marcou a nossa escola com a visita de Fernanda Correira Dias(neta da ilustre Cecília Meireles). Ela contou um pouco da história de seus avós e o que eles faziam trazendo fotos e edições de livros.





     Os alunos ficaram muito empolgados com as falas da Fernanda e encantados com as imagens da Cecília e de suas publicações. A neta da Cecília levou uma dinâmica para se trabalhar o olhar interior e motivar às crianças a pensarem no que vão ser quando crescer!!! Foi muito legal, pois ela falou sobre sucesso, sonho e dedicação para se construir uma vida boa e melhor. A Fernanda, também, nos mostrou como criar e desenhar a nossa estrela que temos dentro de nós. Para isso, ela pegou uma tira de papel e deu um nó, sim um nó, e depois criou-se um pentagrama que a parti dele desenhou a estrela de cinco pontas que temos dentro de nós!!





Comentou sobre um livro clássico da Cecília Meireles, "Ou isto Ou aquilo", que data de 1987 e contou-nos uma história.





Após à leitura os alunos foram convidados à formarem a palavra Formiga o que deixou o nosso encontro muito mais divertido!!! Veja o que conseguimos:




Em seguida foi a nossa vez de encantar a convidada ! Os alunos fizeram um pequeno recital, recitando nada mais nada menos que Cecília Meireles, também do livro "OU isto Ou aquilo"




No fim os alunos puderam ter um contato mais descontraído com a Fernanda Dias e as alunas pediram seu autografo e a Fernanda deu-lhes uma mensagem linda!!


Um encontro muito especial em que alunos e professores sentiram uma leveza ao compartilhar experiências também apresentamos o funk dos tamanquinhos, inspirado no poema " A canção dos tamanquinhos" e foi hilário:


A CANÇÃO DOS TAMANQUINHOS


Troc…  troc…  troc…  troc…
ligeirinhos, ligeirinhos,
troc…  troc…  troc…  troc…
vão cantando os tamanquinhos…

Madrugada.   Troc…  troc… 
pelas portas dos vizinhos
vão batendo, Troc…  troc… 
vão cantando os tamanquinhos…

Chove.  Troc…  troc…  troc… 
no silêncio dos caminhos
alagados, troc…  troc…
vão cantando os tamanquinhos…

E até mesmo, troc…  troc…
os que têm sedas e arminhos,
sonham, troc…  troc…  troc…
com seu par de tamanquinhos…


Cecília Meireles



Agradecemos muito pela sua presença  Fernanda Correia Dias





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO