Pular para o conteúdo principal

Semana do Meio Ambiente


No último dia 05 de junho comemoramos o dia internacional do Meio Ambiente participando de eventos e usando nossa inspiração para alertar a importância da conscientização com o cuidado com a natureza.
O meio ambiente é o espaço entre a crosta terrestre e a atmosfera, o que chamamos de biosfera. Nessa parte que é a biosfera, são aonde todos os seres vivos habitam, mas devido a caça predatória,  o desmatamento, a poluição dos rios e mares, a poluição do ar, entre outras atividades nocivas ao meio ambiente, nós estamos destruindo a natureza e provocando o desequilíbrio ecológico afetando a vida em nosso planeta.
Hoje, todos nós, devemos cuidar e estudar os meios de combate aos males que poe risco à vida do nosso planeta e a formas de vida existente aqui. Assim, a escola é um espaço de conhecimento e não é diferente de estarmos discutindo sobre o futuro de nosso planeta neste ambiente (escolar). 
Em nossa escola estamos desenvolvendo vários meios para a conscientização e cuidado com o planeta, assim como, o Jardim suspenso, o terrário e nossa participação em eventos ambientais. A escola está criando possibilidades para que nossos alunos entendam como a natureza mantém seu equilíbrio e nos ajudando a pensar em formas sustentáveis de manter nossa vida neste planeta sem precisar provocar o desequilíbrio ecológico.
Nesta semana, no planetário, participamos de um evento que nos levou a pensar sobre o lixo que produzimos e como podemos ajudar a reduzir este problema, fortalecendo essa ideia e dever de todos.


                     



Com muita inspiração Sandyellen Souza - turma 1602 nos escreveu um poema para o Jornal Digital Luiz Delfino.





Mãe Natureza

Suas belas formas e paisagens,
Não suporto vê-las sofrer com o desmatamento,
Cada árvore
Cada florestas e matas
São partes de ti.
Não suporto vê-la sofrer tanto com isso
Seu sofrimento é meu
Como um ser de sua mata,
Cada espécie extinta...
É mais um filho que perde.

A natureza é bela com o teu esplendor
Ouço o barulho da cachoeira e rios ao bater nas pedras.
Seu amor é enorme
Por isso te chamo, Mãe Natureza.

Sandyellen Souza - 1602

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO