Pular para o conteúdo principal
  JARDIM SUSPENSO
Conscientização ambiental

      Trabalhar a consciência ambiental e desenvolver práticas sustentáveis é de suma importância na sociedade atual. Assim como a tecnologia, que cresce com toda rapidez, em contrapartida o ambiente sofre com as ações do Homem.
          Como cidadãos precisamos rever nossas práticas de consumo sem agredir o ambiente e garantir, em coletividade, o exercício de cuidar de nossos recursos naturais e desenvolver uma vida sustentável. Como educadores, temos que alertar as crianças e a comunidade escolar, inclusive a nós mesmos, que as  ações podem gerar conflitos e até guerras, da importância de viver de modo  a termos uma vida sustentável. O que não é uma luxuria, mas um dever com o planeta, até por que, é aqui que vivemos e da natureza que obtemos nossos alimentos, água e demais recursos materiais.
      O projeto Jardim Suspenso tem o objetivo de trabalhar a conscientização ambiental e a sustentabilidade, auxiliando e provocando o pensamento crítico. Partindo sobre a prática social é possível perceber o que afeta a cada pessoa, em algum lugar do mundo. Assim, o trabalho coletivo, o conhecimento sobre solo, a planta,  as flores e do reaproveitamento de materiais que seriam jogados no lixo, como no caso a garrafa PET, nos coloca em um ponto que é o de pessoas ativas frente as problemáticas ambientais. Levando, em conta, que partimos da prática social, e reconhecendo que a sociedade enfrenta, há anos, questões como a pobreza, o saneamento básico e condições de vida , devemos parar para pensar sobre o local em que moramos, por exemplo, e verificar os problemas e apresentar propostas de melhoramentos. 
          Percebe-se, portanto, como reflexo da proposta de se criar o projeto de conscientização ambiental na Escola Municipal Luiz Delfino, através de um Jardim Suspenso na tentativa de instigar os estudantes a pensarem o local escola ao mesmo tempo que chamo-os a interagir sobre o espaço.
           
         Em reunião com os representantes de turma foi levantado à proposta de trabalhar com um jardim e garrafas PET, aprovado por eles, iniciando, assim o projeto.

 PROCEDIMENTO


         As turmas foram divididas em grupos com cinco integrantes com a responsabilidade do cuidado e plantio das mudas. 
       
        A planta escolhida foi a Impatiens Wallerianna, conhecida popularmente como Beijo-Turco, Beijinho, Maria-sem-vergonha, entre outras. A Impatiens Wallerianna é uma planta de origem Africana e é considerada uma "praga" pelo o rápido desenvolvimento, resistência e fácil adaptação a ambientes quentes e frios.  Elas foram reconhecidas pelos alunos, o que fortaleceu a escolha, pois abrimos espaço para a exposição do conhecimento que os alunos possuiam sobre a espécie.
         
       Separamos o solo, colheres, as garrafas PET, luvas e as plantas.
     Os alunos estavam com  os seus grupos e receberam os materiais necessários para o plantio. Começamos pela distribuição das garrafas PET cortadas e os furos para escoação da água foram feitas no momento do plantio para que percebessem os procedimentos e como se organiza os pensamentos (metodologia cientifica) na construção do vaso PET.  Dando sequência, os alunos observaram o solo e refletiram sobre sua composição e formação, a terra foi retirada de um quintal de uma das professoras e começaram a introduzir a terra escura nos vasos PET.

   Os alunos observaram a muda da espécie Impatiens Wallerianna com o intuito de obter informações sobre sua experimentação e inseriram a muda e completaram com terra completando o plantio. Cada grupo teve sua garrafa numerada e foi colocado um arame na parte próxima a tampa para ser colocada no muro da escola, ficando suspensa.
   Realizaram um relatório para o registro da experimentação e das observações feitas por eles sobre a muda, o plantio e o Jardim Suspenso.
     No total foram cinquenta mudas da Impatiens Wallerianna plantada e suspensa no muro da escola e que tem deixado nossa escola com mais vida.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO