JARDIM SUSPENSO
Conscientização ambiental
Trabalhar a consciência ambiental e desenvolver práticas
sustentáveis é de suma importância na sociedade atual. Assim como a
tecnologia, que cresce com toda rapidez, em contrapartida o ambiente sofre com as ações
do Homem.
Como
cidadãos precisamos rever nossas práticas de consumo sem agredir o ambiente e
garantir, em coletividade, o exercício de cuidar de nossos recursos naturais e
desenvolver uma vida sustentável. Como educadores, temos que alertar as
crianças e a comunidade escolar, inclusive a nós mesmos, que as ações podem gerar conflitos e até guerras, da importância de viver de modo a termos uma vida
sustentável. O que não é uma luxuria, mas um dever com o planeta, até por que, é aqui
que vivemos e da natureza que obtemos nossos alimentos, água e demais recursos materiais.
O projeto
Jardim Suspenso tem o objetivo de trabalhar a conscientização ambiental e a sustentabilidade, auxiliando e provocando o pensamento crítico. Partindo sobre a prática social é possível perceber o que afeta a cada pessoa, em algum lugar do mundo. Assim, o trabalho coletivo, o conhecimento sobre solo, a planta, as flores e do reaproveitamento
de materiais que seriam jogados no lixo, como no caso a garrafa PET, nos coloca em um ponto que é o de pessoas ativas frente as problemáticas ambientais. Levando, em conta, que partimos da prática social, e reconhecendo que a sociedade enfrenta, há anos, questões como a pobreza, o saneamento básico e condições de vida , devemos parar para pensar sobre o local em que moramos, por exemplo, e verificar os problemas e apresentar propostas de melhoramentos.
Percebe-se, portanto, como reflexo da proposta de se criar o projeto de conscientização ambiental na Escola Municipal Luiz Delfino, através de um Jardim Suspenso na tentativa de instigar os estudantes a pensarem o local escola ao mesmo tempo que chamo-os a interagir sobre o espaço.
PROCEDIMENTO
As turmas foram divididas em grupos com cinco integrantes com a responsabilidade do cuidado e plantio das mudas.
A planta escolhida foi a Impatiens Wallerianna, conhecida popularmente como Beijo-Turco, Beijinho, Maria-sem-vergonha, entre outras. A Impatiens Wallerianna é uma planta de origem Africana e é considerada uma "praga" pelo o rápido desenvolvimento, resistência e fácil adaptação a ambientes quentes e frios. Elas foram reconhecidas pelos alunos, o que fortaleceu a escolha, pois abrimos espaço para a exposição do conhecimento que os alunos possuiam sobre a espécie.
Os alunos estavam com os seus grupos e receberam os materiais necessários para o plantio. Começamos pela distribuição das garrafas PET cortadas e os furos para escoação da água foram feitas no momento do plantio para que percebessem os procedimentos e como se organiza os pensamentos (metodologia cientifica) na construção do vaso PET. Dando sequência, os alunos observaram o solo e refletiram sobre sua composição e formação, a terra foi retirada de um quintal de uma das professoras e começaram a introduzir a terra escura nos vasos PET.
Os alunos observaram a muda da espécie Impatiens Wallerianna com o intuito de obter informações sobre sua experimentação e inseriram a muda e completaram com terra completando o plantio. Cada grupo teve sua garrafa numerada e foi colocado um arame na parte próxima a tampa para ser colocada no muro da escola, ficando suspensa.
Realizaram um relatório para o registro da experimentação e das observações feitas por eles sobre a muda, o plantio e o Jardim Suspenso.
No total foram cinquenta mudas da Impatiens Wallerianna plantada e suspensa no muro da escola e que tem deixado nossa escola com mais vida.
Comentários
Postar um comentário