Pular para o conteúdo principal

Dia da cultura


FESTA DA CULTURA

                No último dia 05 de Novembro de 2014 comemorou-se o "Dia da Cultura" e para valorizar e despertar a busca pelo o conhecimento da formação do Brasil a escola mobilizou-se com a Festa da Cultura onde cada ano de escolaridade trabalhou as regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, houve a culminância com a participação dos pais e cada turma visitou uma as outras conhecendo um pouco da cultura de cada região. 

As turmas também se organizaram e apresentaram dança, música, recitaram poemas, degustação das comidas típicas, Jogos locais finalizando o evento com chave de ouro.







O Jornal Digital Luiz Delfino publicou o Concurso de Redação “Cultura-Qual é a sua?” que teve como objetivo incentivar a escrita e possibilitar que os alunos criem espaço para expor suas ideias, e usando a escrita, para expressar suas indagações, sugestões, opiniões, através do reconhecimento do seu potencial e da sua cultura. 


Os alunos que tiveram suas redações selecionadas nos mostraram superação e expuseram seus sentimentos, conhecimentos e originalidade aos escreverem sobre a Cultura, sendo local, regional ou nacional.





Textos selecionados:


Texto 01

MINHA CULTURA

         Cada país tem sua própria cultura. A cultura brasileira é marcada pela música, pelo samba, teatro, religiões, língua e as tradições, o Brasil é um país rico em cultura.
                No dia 5 de Novembro é comemorado o dia da cultura.
                Meus avós são nordestinos tem algumas comidas do nordeste que eu amo muito, por exemplo, pamonha, tapioca, cuscuz, canjica e etc. A festa junina é muito comemorada.
                A cultura brasileira é influenciada por vários povos que formaram o Brasil.
                A diversidade cultural se refere aos diferentes costumes de uma sociedade.
                As festas, as comidas, as artes, as superstições e a música são retratos do nosso país. Do nordeste ao sul, o Brasil tem uma infinidade de manifestações culturais que falam de nossas raízes, enaltam o pensamento popular e mostram a força de nossa gente.
                Essa é a minha cultura.
Maria Eduarda Rosalina Domingos – Turma 1401
Data: 30/10/2014.



Texto 02

COISAS QUE EU GOSTO

Eu gosto de rock porque acho um estilo de musica interessante e adoro futebol por que é o esporte que me faz sentir bem.
Gosto de brincar com meus colegas porque é muito bom brincar e também adoro minhas melhores amigas Samara, Brenda e Mislene, por que eu acho elas super legais, mas pena que uma delas não mora perto.
Gosto de crianças, e são elas que me dão alegria. Também adoro mexer no meu celular e amo assistir televisão porque gosto da programação.
Gosto de ajuda a minha mãe a fazer as coisas de casa, para ela terminar de fazer as coisas e poder descansar, porque ela chega cansada do trabalho. Gosto de ajuda os outros para fazer as pessoas se sentirem melhor, porque fazendo elas se sentirem melhor, me faz se sentir melhor também.
Gosto de animais porque eles são muito carinhosos. E gosto de cuidar do meu irmão porque ele precisa de muitos cuidados.
Gosto de desabafar com minhas amigas porque elas me ajudam no que for preciso.
Gosto de sair com a minha mãe porque quando eu saio com ela, ela me leva para lugares que eu gosto. E gosto de brincar com a minha irmã e com meu irmão.

Ana Lívia Alves da Silva – Turma 1601


Texto 03
MINHA CULTURA É

                A minha cultura é a arte de criar desenhos. Adoro desenhar, me sinto expressando as ideias e a imaginação.
                A ideia que eu crio, expressas em forma de desenho, vem da minha cabeça, às vezes dos meus amigos, de livros, revistas e da internet.
                Meus desenhos me levam para vários lugares, ganhei uma bolsa no curso de desenho e também no concurso de desenho na escola, por isso, que eu adoro desenhar e sempre vou desenhar, até tenho um caderno de desenho.
                Espero ir para mais cursos e ganhar mais concursos e até sair do Brasil um dia para um concurso de desenho.
                Eu desenho quando não tenho nada para fazer, faço desenhos também para eu me acalmar.
                Faço desenhos para guardar e copio em outro caderno ou livro, posso dizer que no desenho a gente usa a imaginação e as ideias. O significado de desenho é: representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas.
                Hoje agradeço aos meus amigos que me ensinaram a desenhar Cauã, José e Enoque.

Maycon Monteiro Mesquita – Turma 1401
 Data: 04/11/2014.


Texto  04

A CULTURA DOS ÍNDIOS

                Eu gosto muito dos índios eles possuem uma tradição muito interessante.
                Minha professora falou que os índios quando ficam adolescentes os meninos botam a mão dentro de uma luva cheia de formigas para ver se o índio virou homem mesmo e eu acho isso bastante interessante e a minha ideia é que todos do planeta fossem índios, mas é claro que cada tribo teria seu costume, tradição, cultura, direito como dividir a terra, comida, casa e outras coisas mais.
                Eu gosto dos tupis Guarani, não sei muito deles, mas sei que a maioria dos índios vive na Amazônia e mata atlântica. Eles preparam a mandioca e aqui no Rio nós chamamos de tapioca.  Toda às sextas-feiras eu costumo comer tapioca com cocô e leite condensado.
                Eu me inspirei nisso porque eu acho lindas as roupas e os seus costumes.


Beatriz Gomes da Cruz – Turma 1503
Data: 10/11/2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO