Pular para o conteúdo principal

Jornal Digital Luiz Delfino



A nossa escola inicia seu processo de criação do Jornal Digital Luiz Delfino

Estamos dando um passo gigantesco em nossa escola promovendo a criação de um jornal escolar, mas o diferencial está em sua configuração, pois o nosso jornal será em sua maior composição Digital.

Pensando em usar ferramentas que auxiliem a formação de nossos alunos e que desenvolva habilidades e competências valorizando os talentos que eles já possuem, o jornal pretende atender valores que a escola acredita ser fundamentais, tais como a autonomia e auto criticidade.  

Para que desse certo o Agente educador II criou um processo seletivo para que os alunos que estivessem interessados a participar, contando com uma lista com nove cargos, sendo eles: editores, redatores, colunistas, desenhistas, cartunistas, fotógrafos, repórteres, revisores*, diagramadores e diretores de divulgação. O processo seletivo teve duração de uma semana contou com um cadastro de reversa.






Os cargos foram explicados aos alunos durante as inscrições para que pudessem ter certeza no que gostaria de atuar no jornal. *As professoras que gostassem de participar foram abertas vagas para revisores, onde teriam que realizar as correções para que os textos produzidos pudessem ser publicados oficialmente.

Após primeira semana foi distribuído o cronograma aos alunos e professores para que estejam informados sobre os encontros onde os representantes irão desenvolver a edição do jornal. Nestes encontros os alunos estarão exercendo, na prática, as atividades e conhecendo melhor a construção do jornal onde cada encontro terá a duração de uma hora.

Encontro com Editor, Redator e Colunista - Manhã

Encontro com Editor, Redator e Colunista - Tarde

O jornal foi pensado para ser lançando mensalmente na web e no mural da escola. O jornal mural será para divulgar o que há no jornal digital e dá reconhecimento ao trabalho feito pelo grupo editorial do Jornal Digital Luiz Delfino.


Grupo Editorial - Manhã
Grupo Editorial - Tarde

Incentivo à leitura e escrita são um dos benefícios com o Jornal Escolar, o Jornal é uma ferramenta de criação de opinião, valores, autonomia e auto criticidade, desenvolvimentos que, para o aluno em formação, estará exercitando sua cidadania e construindo-a para carregá-la à vida toda. Acreditamos que, com a aplicação deste projeto na escola, os alunos estarão participando na construção de sua própria formação e escola/professores estão valorizando/possibilitando o surgimento de um espaço que dá ao aluno voz e  respeito aos seus conhecimentos.

Escola Municipal Luiz Delfino

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maratona de história : Cordel e Exposição

O CORDEL DO CORDEL Sua História e seus Heróis Autor: Merlânio Maia* Permita me apresentar Com meu verso tão fiel Aos nobres pesquisadores Com meu diploma e anel Meu nome é Merlânio Maia E este é o Cordel do Cordel O que chamam de Cordel Na Vera realidade É a grande Literatura Popular de qualidade Folhetos vindos de longe Das européias cidades Já no século quatorze Na Holanda, Portugal, Espanha, França e Alemanha, Toda Europa ocidental Já havia estes folhetos Em circulação normal Músicos cavalheirescos, Sedutores Menestréis, Bardos que de vila em vila Dessa arte tão fiéis Cantavam esta bela arte Dos folhetos de Cordéis E então quando as Caravelas Cruzaram o mar de anil Em busca do Novo Mundo Ali se introduziu Literatura em folheto A caminho do Brasil Foi assim que a Pindorama Nossa Nação adorada Conheceu estes folhetos Quando foi colonizada Por levas de Trovadores Cantando pelas estradas ...

Conhecendo um pouco a nossa escola

   Bem-vindos!!!         A nossa escola é uma das mais antigas da Cidade do Rio de Janeiro, a segunda mais antiga,data da época do império por volta de 1873. Localizada no bairro da Gávea, rua Marquês de São Vicente, número 238, esta escola tem uma história muito interessante. Vamos conhecer um pouco mais? Antes e depois “Era uma vez... um pouquinho de nossa história”          Consta que nossa Escola foi criada por “Zózimo”, ou “Zé Índio”, escravo mestiço e liberto, descendente de indígenas, que servia como criado pessoal de um dos filhos do fazendeiro Pedro Pereira da Silva, proprietário das terras que deram origem a parte do bairro da Gávea.  Tendo se alfabetizado na Europa, ao retornar definitivamente de sucessivas viagens, com a família do fazendeiro, ergueu um alpendre que defrontava com o “Beco do Buraco”, hoje Rua Duque Estrada, com o objetivo de transmitir a outros escravos, conhecime...
CORDEL Com Chico Sales      O cordelista Chico Sales visitou nossa escola trazendo uma experiência incrível, apresentou suas obras e falou sobre o cordel.               Os Alunos recitaram seus cordéis  Receberam Cordéis do Chico Sales Dia de grande aprendizado e experiência com o cordelista Chico Sales. Quer conhecer mais, acesse: http://www.chicosalles.com.br/ ESCOLA MUNICIPAL LUIZ DELFINO